Voltar para notícias · 10 junho, 2016

Ferramenta para monitoramento do Pantanal é oficialmente lançada e já está funcionando

Mato Grosso do Sul conta a partir de agora com uma ferramenta que vai monitorar o Pantanal, sobretudo as áreas de preservação, as áreas já degradas, as que estão em recuperação e ajudar a combater crimes ambientais. 

Apresentada durante a Audiência Pública “Salve as Cabeceiras do Pantanal”, realizada no último dia 18/05 na Assembleia Legislativa por proposição do deputado Paulo Corrêa, a plataforma GeoPantanal  e o aplicativo GeoBrother  tem como principais objetivos a organização, visibilidade e compartilhamento de informações sobre a Bacia do Alto Paraguai, o Pantanal e a Serra do Amolar. 

A iniciativa é inédita no país e tem como parceiros a Rede Mato-Grossense de Televisão, o deputado estadual Paulo Corrêa e diversas Organizações Não Governamentais de defesa do Meio Ambiente. 

Comprometido com a preservação do Pantanal Paulo Corrêa participou da apresentação e lançamento do GeoPantanal, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (10/06), na sede da TV Morena em Campo Grande. O parlamentar é autor da Lei das Águas Cristalinas e agora está criando um Projeto de Lei para proteger os banhados dos rios pantaneiros. Segundo ele, o GeoPantanal é um passo importante para barrar os crimes ambientais. 

“Sou parceiro dessa iniciativa e como deputado me coloquei à disposição para criar legislações que garantam uma maior proteção a essa riqueza única que é o nosso Pantanal. Já estou elaborando o projeto para proteger os banhados e tenho certeza que o GeoPantanal vai ser uma ferramenta importantíssima nesse processo. Parabenizo o Rabelo pelo empenho, a TV Morena, em nome do Nicomedes, e todos os envolvidos nessa luta pelo meio ambiente”, destacou Paulo Corrêa. 

O diretor presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Ângelo Rabelo, agradeceu o apoio da TV Morena e do deputado Paulo Corrêa e falou da importância da plataforma. 

“A situação é grave e o que temos encontrado nas nascentes, principalmente da Serra do Amolar, é algo que tem nos assustado. Não existe hoje uma ferramenta como esta. Estamos reunindo informações para facilitar o acesso”, disse. 

O Gerente executivo da TV Morena, Nicomedes Silva Filho, explicou que a emissora esta empenhada em contribuir com o projeto. 

“Desde o ano passado estamos tentando dar visibilidade a este projeto de preservação do Pantanal. A situação é realmente preocupante. Com o apoio da Assembleia, principalmente do deputado Paulo Corrêa, a gente começa a caminhar numa direção mais concreta com relação à resultados. Todas as ações relacionadas ao projeto Cabeceiras pode contar com o apoio da TV Morena”, disse Nicomedes. 

As duas ferramentas são os principais instrumentos do projeto Cabeceiras do Pantanal e foram desenvolvidas em conjunto pela empresa de geomonitoramento e gestão de riscos socioambientais, Agrotools, a Organização Não Governamental Instituto Homem Pantaneiro e a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, que reúne diversas organizações. 

O GeoPantanal abriga imagens de satélites que podem ser acessadas e compartilhadas. De acordo com a empresa Agrotools, todas as imagens serão atualizadas com freqüência, o que vai possibilitar o acompanhamento de qualquer alteração nas regiões monitoradas. 

“O primeiro papel da plataforma é reunir informações. Junto com o aplicativo vai facilitar a coleta dessas informações”, explicou o diretor operacional da empresa Agro Tools. 

Já o aplicativo GeoBrother foi desenvolvido para que as pessoas possam contribuir com o GeoPantanal. Por meio dele qualquer pessoa preocupada com a preservação ambiental poderá enviar fotos e comentários, como, por exemplo, de uma espécie de planta nativa, e até mesmo denúncias de degradação. As imagens serão avaliadas e enviadas para o GeoPantanal, contendo todos os detalhes da região, localização exata e assunto. 

Para entrar na ferramenta GeoPantanal basta acessar o endereço eletrônico (geopantanal.agrotools.com.br). Já o aplicativo GeoBrother está disponível para android e IOS e o download pode ser feito por meio do Apple Store  ou Play Store.  

Participaram também da reunião a bióloga Mariza Silva, da Fundação Neotrópica do Brasil, Neiva Guedes, do Instituto Arara Azul, o Major Ednilson Queiróz e o Tenente Mendes, da PMA/MS.  

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS