Segue para sanção do governador: aprovado reserva de 10% vagas na UEMS para alunos de MS

23/06/2020

2306

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei, de autoria do presidente da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Paulo Corrêa (PSDB), que dispõe sobre a reserva de 10% das vagas, para ingresso na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), aos candidatos que comprovem residência estabelecida no Estado.

 

“Está sendo gasto dinheiro bancado por Mato Grosso do Sul, com recolhimento de impostos por cidadãos de Mato Grosso do Sul, e é de suma importância para nosso Estado ter profissionais formados aqui”, alegou o deputado Paulo Corrêa, que chamou a atenção também para o grande número de acadêmicos, especialmente do curso de medicina, vindos de outros de Estado, que retornam para suas cidades logo após formados, sem contribuírem  na atenção à saúde do sul-mato-grossense.

A reserva das vagas se aplica nos casos de ingresso de acadêmicos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Processo Seletivo UEMS (PSU) e da Transferência Externa, e o candidato deverá comprovar residência estabelecida em Mato Grosso do Sul por, no mínimo, 10 (dez) anos ininterruptos, em qualquer dos municípios do Estado, em período imediatamente anterior à inscrição no processo seletivo.

Durante a votação da matéria, diversos parlamentares, como o líder da bancada tucana, deputado Professor Rinaldo, o 2º secretário da Casa, Herculano Borges (SD), o presidente da CCJR, Lídio Lopes (Patriota) e emedebista Renato Câmara, destacaram a importância do projeto para os estudantes sul-mato-grossenses, bem como para o Estado, que pode ganhar com a mão de obra qualificada de profissionais a serem formado pela UEMS.

O projeto, após aprovado por unanimidade em 1ª, 2ª votação e em redação final, segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).


Notícias Relacionadas


Infraestrutura

São Gabriel do Oeste

05/12/2018

Status da Obra:


Ação para a demarcação de divisas do Municipio

coordenação dos trabalhos necessários para solucionar a definição da divisa territorial entre o Município de São Gabriel do Oeste e o município de Rio Negro, todos neste Estado de Mato Grosso do Sul.



Educação

Nova Alvorada do sul

05/12/2018

Status da Obra:


Escola Estadual Antônio Coelho em Nova Alvorada do Sul - MS

indicação a fim de, autorizar a reativação do 1º ano do Ensino Fundamental nos períodos matutino e vespertino, da Escola Estadual Antônio Coelho em Nova Alvorada do Sul - MS.



Infraestrutura

Sidrolândia

24/10/2018

Status da Obra:


Paulo Corrêa solicita recapeamento das ruas

O deputado Paulo Corrêa solicitou ao Governador Reinaldo Azambuja e ao Secretário de Infraestrutura Helianey Paulo da Silva a liberaão de recursos para o recapeamento de diversas ruas do município de Sidrolândia.



Infraestrutura

sidrolândia

24/10/2018

Status da Obra:


Paulo Corrêa solicita recuperação das estradas rurais

O deputado Paulo Corrêa solicitou ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de infraestrutura Helianey Paulo da Silva a liberação de recursos para a recuperação das estradas rurais de sidrolândia. 



Educação

Chapadão do Sul

07/08/2018

Status da Obra:


Tatames para a escola de Judô de Chapadão do sul

O Deputado Paulo Corrêa Solicitou ao governo do estado por meio de indicação a doação de 80 Tatames para a Escolinha Municipal de judô de Chapadão Do Sul.  


Paulo Corrêa Nas redes sociais

Siga o Deputado nas redes sociais e acompanhe o ele está fazendo pelo desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul