ALEMS homenageia personalidades com destaque na educação superior de MS

21/08/2020

comenda

Por indicação da Casa de Leis, governador Reinaldo Azambuja e secretário Eduardo Riedel foram agraciados

 

Por proposição do deputado Paulo Corrêa (PSDB), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) prestou justa homenagem a pesquisadores, professores e outros profissionais do meio acadêmico pelos relevantes serviços prestados à educação superior sul-mato-grossense, com a entrega da Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian. As honrarias foram conferidas nesta sexta-feira (21), quando se comemora o Dia Estadual da Educação Superior, durante a primeira sessão solene realizada por videoconferência pela Casa de Leis.

Por indicação do Parlamento, foram agraciados com a Comenda Pedro Pedrossian o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o titular da Secretária de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel.

Na oportunidade, o presidente da Casa de Leis manifestou sua admiração, não só aos homenageados, como a toda comunidade acadêmica pela aguerrida luta em prol de um ensino superior lúcido e de qualidade. Corrêa destacou, ainda, o empenho do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel para a interiorização do ensino superior sul-mato-grossense, por meio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que possui campi instalados em 15 municípios do Estado.

“À todos os homenageados, a manifestação de admiração e de respeito da sociedade sul-mato-grossense, representada pelo Poder Legislativo, que tenho a honra de presidir. Nesta data, em que se comemora o Dia Estadual da Educação Superior de Mato Grosso do Sul, queremos manifestar a toda a lúcida e determinada comunidade universitária, a confirmação da certeza de que vocês desbravam com ânimo e garra as fronteiras do futuro”, afirma.

Em seu pronunciamento, o governador Reinaldo Azambuja agradeceu a honraria recebida e lembrou, com saudosismo, as ações de Pedro Pedrossian pela Educação. “Gostaria de agradecer a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em especial ao nosso presidente, deputado Paulo Corrêa, pela lembrança do meu nome. Fico muito feliz por receber a Comenda Governador Pedro Pedrossian, que criou a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a nossa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Todos nós reconhecemos suas ações em prol do fortalecimento do setor educacional”, avalia.

Riedel celebrou a homenagem e reforçou o empenho do presidente Paulo Corrêa e dos demais deputados estaduais na defesa incansável da educação sul-mato-grossense.

“Agradeço ao presidente Paulo Corrêa, aos deputados estaduais, que legislam e defendem a educação em tempo integral, nas suas proposituras. Quando somos chamados para discutir a Educação, seja em que nível for, a gente vê o engajamento e a participação efetiva da Assembleia Legislativa, dos nossos parlamentares, nesse tema que é de extrema relevância para o nosso Estado. Então, deixo aqui meu agradecimento, minha gratidão, minha honra em ser lembrado nesse momento. Tempos estranhos, difíceis, mas todos vocês souberam se reinventar, e essa cerimônia talvez traduza um pouco esse momento”, registrou.

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e presidente do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superir (CRIE), Marcelo Turine, lembrou da cerimônia de criação do Conselho de Reitores, em 2017, que contou com a presença dos parlamentares da ALEMS, dos então deputados federais Luiz Henrique Mandetta, Tereza Cristina e Geraldo Resende, do senador à época, Pedro Chaves, além do então ministro da Educação, Mendonça Filho.

“A partir de 2017, nossa educação superior ganhou um grande reforço, com a união das nossas instituições de ensino superior em prol do desenvolvimento do nosso Estado, com a participação na formulação de políticas públicas e pelo fortalecimento da Educação. Quero agradecer ao presidente Paulo Corrêa e a todos os deputados estaduais por essa solenidade e por acreditar que na educação e na ciência como valores de desenvolvimento da nossa sociedade sul-mato-grossense”, pontua.

Ao final da sessão solene, o Paulo Corrêa manifestou sua solidariedade e condolência aos familiares dos mais de 110 mil brasileiros e brasileiras que tiveram a vida ceifada em decorrência da pandemia de Covid-19.

 Homenageados

Os demais homenageados com a Comenda Pedro Pedrossian foram indicados pelo presidente do CRIE-MS, Marcelo Turine, e pelos demais reitores das universidades instaladas no Estado.

Por indicação da UFMS, recebeu a honraria o professor e mestre em Matemática Eronides de Jesus Bíscola; pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o técnico administrativo Vagno Nunes de Oliveira; pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o engenheiro agrônomo e empresário Valdinei Aparecido de Oliveira; pela UEMS, a professora Leocádia Aglaé Petry Leme, primeira reitora eleita da instituição.

Foram agraciados, ainda, por indicação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o professor e mestre em Educação, Roberto Figueiredo e, pela Uniderp, a professora mestra Eugênia Aparecida dos Santos.

Já a Medalha Darcy Ribeiro foi entregue, por indicação da UFMS, ao professor doutor Paulo Eduardo Teodoro; pela UFGD, ao professor e doutor em Agronomia Luiz Carlos Ferreira de Souza; pelo IFMS, à professora doutora Marcia Ferreira Cristaldo; pela UEMS, à técnica em assuntos educacionais Lair Aparecida Cardoso Espíndola; pela UCDB, ao professor e doutor em Ciências Biológicas Octávio Luiz Franco e, por fim, pela Uniderp, ao professor e doutor em Agronomia José Antônio Maior Bono.

Honrarias

A Medalha Darcy Ribeiro é conferida a personalidades integrantes de carreiras acadêmicas, professores, pesquisadores, técnicos, servidores, funcionários ou dirigentes, em atividade ou não, que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do ensino, pesquisa ou extensão nas instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul. Já a Comenda Pedro Pedrossian é dirigida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do ensino superior sul-mato-grossense.

As condecorações foram instituídas pela Resolução 19/2018, sempre entregues na semana do Dia Estadual da Educação Superior, comemorado em 21 de agosto de cada ano, conforme estabelecido pela Lei 5.040/2017, e serão encaminhadas aos homenageados por intermédio das respectivas reitorias.


Notícias Relacionadas


Infraestrutura

São Gabriel do Oeste

05/12/2018

Status da Obra:


Ação para a demarcação de divisas do Municipio

coordenação dos trabalhos necessários para solucionar a definição da divisa territorial entre o Município de São Gabriel do Oeste e o município de Rio Negro, todos neste Estado de Mato Grosso do Sul.



Educação

Nova Alvorada do sul

05/12/2018

Status da Obra:


Escola Estadual Antônio Coelho em Nova Alvorada do Sul - MS

indicação a fim de, autorizar a reativação do 1º ano do Ensino Fundamental nos períodos matutino e vespertino, da Escola Estadual Antônio Coelho em Nova Alvorada do Sul - MS.



Infraestrutura

Sidrolândia

24/10/2018

Status da Obra:


Paulo Corrêa solicita recapeamento das ruas

O deputado Paulo Corrêa solicitou ao Governador Reinaldo Azambuja e ao Secretário de Infraestrutura Helianey Paulo da Silva a liberaão de recursos para o recapeamento de diversas ruas do município de Sidrolândia.



Infraestrutura

sidrolândia

24/10/2018

Status da Obra:


Paulo Corrêa solicita recuperação das estradas rurais

O deputado Paulo Corrêa solicitou ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de infraestrutura Helianey Paulo da Silva a liberação de recursos para a recuperação das estradas rurais de sidrolândia. 



Educação

Chapadão do Sul

07/08/2018

Status da Obra:


Tatames para a escola de Judô de Chapadão do sul

O Deputado Paulo Corrêa Solicitou ao governo do estado por meio de indicação a doação de 80 Tatames para a Escolinha Municipal de judô de Chapadão Do Sul.  


Paulo Corrêa Nas redes sociais

Siga o Deputado nas redes sociais e acompanhe o ele está fazendo pelo desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul